13 de mai de 2016

Bug de teclados microsoft reconhecidos como Joystick no Linux

Esse é um dos problemas mais chatos pra quem usa teclado e mouse sem fio da Microsoft no Linux, em determinados momentos ele pode ser detectado com um Joystick; No uso comum do computador é imperceptível, mas quando usamos a steam em modo big picture ou algum game steam com suporte nativo ao Joystick o problema aparece, pois o teclado/mouse passa a operar como um controle de mais de 70 teclas, como se não bastasse ele fica puxando pra esquerda em looping tornando o uso impossível.

Pesquisando um pouco no nosso amigo Google encontrei alguns fóruns em inglês com algumas sugestões, como atualizar o kernel por exemplo, mas sem sucesso, tentei excluir o dispositivo, que estava sendo detectado como JS0, mas ele sempre voltava, até que tive uma sacada que poderia funcionar e decidi colocar em prática, que foi o seguinte:

1 - Verifiquei que o teclado/mouse estava sendo identificado como joystck no /dev/input/js0
2 - Excluí o js0 original e criei um arquivo vazio com o mesmo nome e tirei todas as permissões de leitura e escrita do arquivo, desta forma ele ficaria inutilizado.
3 - Por fim acessei a pasta /dev/input/by-id e excluí também o dispositivos identificado como usb-Microsoft_Microsoft_2.4GHz_Transceiver_v8.0-if02-event-joystick como mostra a imagem abaixo:









Após isso ele passou a detectar apenas o meu Joystick real :)

Funcionou pra você? ficou alguma dúvida? tem algo para acrescentar? comente abaixo ou envie um e-mail no blog@diagoras.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Update 1809 é removido por apagar arquivos de usuários

No início desse mês foi lançado o update 1809 do Windows 10, veja os detalhes nesse artigo , mas foi retirado alguns dias depois do lan...