sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Banco Itaú no Linux sem plugin Warsaw


O Post de hoje é para solução de um problema que ocorre no acesso a determinados bancos online no Linux, no meu caso o Itaú, a maioria utilizam o Java associado a um plugin próprio, o primeiro é multiplataforma, mas o segundo depende que o banco desenvolva para cada S.O, o Itaú fornece o plugin de segurança Warsaw para Windows, Linux e Mac, mas no caso do Linux apenas o Ubuntu e as distros derivadas do Debian podem contar esse utilitário, já que só fornecem o pacote no formato .DEB.

Recentemente deixei de usar o Ubuntu pra dar uma chance ao Manjaro, já tinha ouvido falar mas queria testar de fato pra ter uma opinião mais concreta, já é sabido que o Manjaro utiliza o repositório AUR do Arch e possui uma infinidade de programas nele, mas não possuía o tal Warsaw e já era de esperar por se tratar de um plugin muito específico, então comecei minha peregrinação nos fóruns e blogs relacionado ao Arch e ao Manjaro, depois de muito procurar descobri que não é possível instalar o Warsaw no Manjaro, até instalei o DPKG pra tentar instalar na marra o pacote .DEB, mas esbarrei em algumas dependências que não puderam ser resolvidas devido claro a diferença entre os repositórios.

Então como acessar o banco sem o plugin? Eu não podia ficar sem acesso online ao banco, pois facilita muito a minha vida, mas também não queria deixar de usar o Manjaro, então continuei a peregrinação até que encontrei um tutorial feito pelo Daniel Brooke Peig onde ele explica de uma maneira simples como "enganar" o site do banco para que você possa acessar utilizando apenas o Java, abaixo vou colocar passo a passo:

# 1 - O navegador testado nesse procedimento foi o Mozilla Firefox 43;

# 2 - Instale o complemento User Agent Overrider;

# 3 - Clique na seta para baixo e depois em Preferences:


# 4 - Adicione na última linha com tag # Linux o seguinte comando:

Solaris / Firefox 40: Mozilla/5.0 (Solaris; Solaris x86_64; rv:40.0) Gecko/20100101 Firefox/40.0


# 5 -Selecione a opção "Solaris / Firefox"


Após esse procedimento basta acessar o banco Itaú normalmente, lembrando que é preciso ter o Java, aqui eu utilizei o IcedTea-Web que já vem por padrão no Manjaro.

Este tutorial foi testado no Manjaro 15.12 com o Firefox 43, mas o procedimento pode ser válido para outras plataformas, até mesmo no Windows.

Funcionou pra você? ficou alguma dúvida? tem algo para acrescentar? comente abaixo ou envie um e-mail no blog@diagoras.com.br.

Um comentário:

  1. Diágoras, tudo feliz?

    Acabei de testar e tudo funcionou perfeitamente! Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Enviando livros epub para a sua conta Kindle

O post de hoje é voltado para usuários do Kindle, que na minha opinião é a melhor forma de leitura depois do papel. Na loja da Amazon v...